Notícias

A Associação Regional de Canoagem da Madeira levou a efeito, no passado dia 26 de janeiro, pelas 19h00 a Gala dos Campeões da Época Desportiva 2018.

Este evento contou com a presença de várias entidades regionais, entre elas o Dr. Roberto Gomes (DSGID), o Primeiro-tenente José Quintal Pereira (Capitania do Funchal), o Sr. Duarte Lagos (NP), vários presidentes das Câmara Municipais, dos Clubes Regionais de Canoagem e Dirigentes da ARCM.

Junto destacamos os canoístas, dirigentes e Clubes homenageados da Época Desportiva 2018.

- Canoísta Masculino 2018 – Bernardo Pereira – CNCalheta;
- Canoísta Feminino 2018 – Carlota Duarte – CNFunchal;
- Canoísta Revelação 2018 – Mário Henriques – CNFunchal;
- Treinador 2018 – Rúben Freitas – CTMar;
- Árbitro 2018 – Madalena Marques;
- Dirigente do Ano 2018 – David Pereira – CNCalheta;
- Mérito Desportivo 2018 – David Fernandes – CNFunchal;

- Campeão Ranking Regional de Clubes 2018 – Centro Treino Mar;
- Clube Campeão do Campeonato Escolas de Canoagem – Clube Naval do Funchal;
- Clube Campeão do Circuito Regional SIPRE – Clube Naval do Funchal;

De referir que o Campeão CRSIPRE e do Ranking Regional de Clubes ganhou um K1 Kepler pela empresa SIPRE. Já o primeiro e segundo classificado do Campeonato de Escolas de Canoagem, ganhou 700€ e 500€ em material SIPRE, respetivamente.

Num breve balanço à Época Desportiva 2018, destacamos os 149 federados, divididos pelos 6 Clubes Regionais, nomeadamente Associação Náutica de Câmara de Lobos, Centro Treino Mar, Clube Força 5 Madeira, Clube Naval da Calheta, Clube Naval do Funchal e Clube Naval do Seixal.

A nível nacional, a canoagem madeirense foi representada pela Associação Náutica de Câmara de Lobos, pelo Centro Treino Mar, pelo Clube Naval do Funchal e pelo Clube Naval da Calheta.

Das várias participações nacionais, a Madeira arrecadou um título nacional em SS1 Júnior Masculino e um terceiro lugar em SS1 Seniores Femininos, no Campeonato Nacional de Canoagem de Mar, nomeadamente através do canoísta Bernardo Pereira, do Clube Naval da Calheta, e Carlota Duarte do Clube Naval do Funchal.

A nível internacional, a canoagem esteve representada através dos canoístas David Fernandes (CNFunchal) e Bernardo Pereira (CNCalheta), onde o primeiro arrecadou o 5º Lugar na Final B do Campeonato do Mundo e o 10º lugar em SS1 Sen. Masc. no Campeonato da Europa de Canoagem de Mar e o segundo, o 3º lugar em SS1 Júnior, também no CECMar.

A ARCM realizou ainda atividades de canoagem com várias entidades, nomeadamente com a DSDE (Direção de Serviços do Desporto Escolar), Escola Dr. HBG, Escola SFF, Instituições de Solidariedade, entre outras, envolvendo cerca de 3500 utentes.

Em balanço final, concluímos que foi uma época desportiva muito produtiva, que trouxe títulos e visibilidade à canoagem madeirense.