Notícias

 Depois de ter conquistado o ouro nos europeus de 2022, em Itália, o atleta do Clube Naval da Calheta (CNC) veio a repetir o feito este fim-de-semana na ilha Terceira.

 

Além da medalha de ouro no seu escalão o canoísta, que voltou a representar Portugal num campeonato da Europa, sagrou-se ainda vice-campeão na categoria sénior, tendo sido apenas ultrapassado pelo francês Hector Henot que também revalidou o título alcançado em 2022.

 

Apesar das condições climatéricas não serem as desejadas, Bernardo Pereira festejou a conquista do título depois de cumprir o percurso com o tempo de 51:55:54 minutos e ficando a apenas 3,72 segundos do campeão europeu sénior, Hector Henot.

 

Destacamos ainda o canoísta David Fernandes, do Clube Naval da Calheta, a representar a seleção lusa na categoria SS1 sénior, que veio a alcançar um excelente oitavo lugar final, graças ao tempo de 54:19:81 minutos, e veio a ser o segundo melhor atleta luso em prova.

 

Mateus Orlenas da ANCLobos conquistou um brilhante quarto lugar na categoria Sub23.

 

Nos femininos Luísa Pereira, do Centro Treino Mar, representou Portugal na prova de SS1 onde veio a conquistar um brilhante quinto lugar no escalão sub-23, com o tempo de 1:08:126 horas, ficando a pouco mais de quatro minutos da nova campeã sub-23, a espanhola Lara Cellier. Em termos absolutos femininos a atleta insular terminou no 11.º posto, com a espanhola Judit Verges a sagrar-se campeão da Europa, enquanto a portuguesa Sara Sotero conseguiu o título de vice-campeã do Velho Continente.

 

Nos SS2 masculinos Célio Alves/José Ferreira da ANCL festejaram o título europeu absoluto após cumprirem a prova com o tempo de 54:38:40 minutos. Martim Perdigão/Afonso Relva do CNC, foram terceiros classificados, tendo ainda conquistado a medalha de ouro no escalão júnior.

 

Já nos SS2 mistos, os atletas do Clube Naval do Funchal, Carlota Duarte/André Pinto receberam a medalha de prata, graças ao registo de 1:00:55 ficando a 50 segundos dos novos campeões da Europa, os portugueses Inês Esteves/José Diogo Santos.

 

A Madeira fez-se representar por vários atletas da Associação Náutica de Câmara de Lobos, do Centro Treino, do Clube Naval da Calheta e do Clube Naval do Funchal, uma vez que, para além do Campeonato da Europa, a cidade de Angra do Heroísmo serviu de palco para a segunda etapa do Campeonato Nacional de Canoagem de Mar.